terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sua empresa está fazendo o melhor com os recursos existentes? Como a Interlogis pode ajudar sua empresa.

Na medida em que você melhora seu Nível de Serviço ou de Atendimento ao Cliente, seus custos logísticos crescem proporcionalmente. Se sua empresa aumenta o sortimento, seu custo logístico é maior. O mesmo acontece com aumento da freqüência de entrega, fracionamento etc. Como é possível melhor o NSL (Nível de Serviço Logístico) e reduzir custos? Através da melhoria de processos e/ou automação. Muitas vezes redução de custos operacionais implica em investimentos. Um exemplo: Para reduzir a mão de obra intensiva mudar para processos automatizados. Mas quando isto é vantagem? Muito estudo e análise deverão ser realizados. Note, existem três fases da Logística Interna:
Mão de obra intensiva: Desenho da operação; Galpão alugado e as mercadorias ficam acondicionadas sobre pallets no piso. Não existem docas. A carga chega batida e a mercadoria é transportada caixa por caixa até o galpão é dispostas no pallets com endereçamento fixo. A separação é feita utilizando uma lista impressa, entre os materiais empilhados sobre os pallets. Cada operador pega um carrinho similar aos dos supermercados é coleta a lista constante na Nota Fiscal de venda. O pedido é levado para uma bancada onde o pedido é conferido e embrulhado ou encaixotado. A Mercadoria fica disposta aguardando retira. Investimento na operação = Baixa.
Processos Mecanizados: Desenho da operação; O galpão possui docas e a qualidade do piso, cobertura e pé direito são satisfatórias. A mercadoria é descarregada sobre pallets que são levados aos endereços pré-programados com utilização de empilhadeira ou paleteiras elétricas. O almoxarifado possui prateleiras ou porta pallets para verticalização dos estoques. A separação dos pedidos é realizada através de dispositivos que aperfeiçoa a operação, como por exemplo, flow rack, dependendo do tipo de separação. Utilizam-se esteiras para sistema de embalagem e acondicionamento. Se o volume for elevado utilização niveladoras de docas e a mercadoria é carregada de forma paletizada.
Processos automatizados: Desenho da operação; A mercadoria chega da produção paletizada. O veículo é descarregado com empilhadeiras elétricas. A mercadoria é depositada em uma esteira que leva o produto para o almoxarifado. O produto é retirado da esteira por transelevadores, e levado ao um endereço gerenciado por um Sistema de Gestão de Armazém (WMS). A separação dos pedidos é feita com o mesmo equipamento que faz o endereçamento. Também é gerenciado pelo WMS. O produto chega a doca de carregamento através de um dispositivo de sorting (separação). O veículo é carregado com paleteiras elétricas.
Evidentemente as coisas não são tão simples e as fases tão estanques. As empresas possuem um mix de soluções combinadas. Existem variáveis que levam a uma solução ou outra. Às vezes a escolha da solução é muito evidente. Outras, nem tanto. Variáveis relativas a volume, sortimento, áreas de implantação, recursos financeiros, disponibilidade de equipamento, oportunidade etc, levam a soluções diferentes.
A Interlogis está preparada para te dar o suporte no momento que as soluções não são tão evidentes. A análise de alternativa combinada com custos e processos ganha uma dimensão, que exige muito conhecimento e planejamento. A análise de possibilidade exige uma dedicação que muitas vezes não está dentro da competência e habilidade do seu departamento de logística. Por vezes existe essa competência, mas não existe a disponibilidade de tempo.
O custo do suporte técnico reduz em muito a possibilidade do custo de decisões erradas por falta de análise. Aproveite o momento da retomada da economia e volta de crescimento da sua empresa com análise consiste.Esse é o seu momento. Pense nisso.
Abraço

Fernando Sobral
Tel.: 11 3862 5670
Cel.: 11 9 9978 7529
www.interlogis.com.br
Skype: fernando.sobral78

interlogis@interlogis.com.br

Um comentário: